segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Do Longo nos Anos 10 às Hotpants de Hoje

Primeiro foram os jeans skinnys, tão apertos que mal conseguimos nos movimentar. Depois, as leggings, e agora não nos incomodamos nem com meias-calça! Por quase cem anos, temos visto a libertação da mulher em revelar as pernas pouco a pouco. Atualmente, vemos artistas pop mal usando partes inferiores de vestimenta (bottoms) em eventos. Apesar de Lady Ga Ga vir apertando na mesma tecla do hotpants em seus figurinos cotidianos, foi mesmo Carine Roitfeld,  editora da Vogue Paris, a mais influente na indústria da moda (ao lado de Anna Wintour, da Vogue America) que causou furor com embasamento fashion. Ao comparecer a uma exposição em NY, semana passada, com um top e hotpants pretos (ou seria um body?) coberto por um vestido transparente de renda, ela definitivamente se rendeu à tendência, bem boudoir-chic!

Renda-se às hotpants: Lady Gaga vulgar e sexy chic de Carine Roitfeld
Foto: reprodução Lilian Pacce 
Essa tendência não é nova. A febre dos hotpants surgiu no verão europeu em 2007 e em seguida nas passarelas brasileiras como uma alternativa para dias quentes. Apesar de poder ser usada com meia-calça e exigir pernas incríveis, ela tem ganhado tímidos adeptos desde então, quando há dois anos atrás, Sienna Miller e Victoria Beckham aderiram às hotpants. Nos desfiles de Verão 2010 ocorridos em Milão, Prada, D&G e Missoni criaram suas versões. Em NY, Marc Jacobs e DKNY também trouxeram as hotpants como outerwear.

Hotpants de tecido tecnológico na Prada e de camurça com furinhos na D&G Verão 2010.
Foto: reprodução Style.com

Inspiração vintage na Marc Jacobs, tonalidades calmas na Missoni e esportiva na DKNY
Foto: reprodução Style.com 
Abaixo, conferimos na história da moda como viemos do sofisticado New Look ao look sem calças de Lady Gaga. Clique na imagem para visualizá-la melhor:
 
Esconde/revela as pernas na história
Foto: imagens e ilustrações reproduzidas 
"Fashion is a form of ugliness so intorable that we have to alter it every six months". ("Moda é um tipo de feiúra tão intolerável que nós temos que mudá-la a cada seis meses".) - Oscar Wilde, poeta e novelista irlandês

Um comentário:

CESAR CORTINOVE disse...

Ainda hoje usei uma hotpant em um trabalho. E acho completamente aceitavel aos dias de hoje ela ser acrescida aos guarda roupas femininos, já que nossos dias andam tão quentes. Tomando os devidos cuidados, totalmente bem vinda. Sua visão vanguardista nos acrescenta a cada post. Obrigado.