segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Space Age e Andróides Fashion

Desde a revolucionária coleção "space age" dos anos 60 de André Courrèges até a interpretação de Nicholas Ghesquière para a campanha de inverno/08 da Balenciaga a moda se apropria da estética e do brilho do metal para sinalizar o futuro. Várias marcas têm explorado este tema em suas coleções, de forma mais óbvia ou mais contemporânea apresentando inovações tecnológicas da indústria têxtil. A silhueta atual tende ao minimalismo e a geometria das formas, que conferem uma aparência andrógina, como na coleção inverno/09 de Calvin Klein, bem modernista, como o próprio designer chama. Outro exemplo de como a sci-fi encontra a alta costura vem de Hussein Chalayan, que revelou inacreditáveis vestidos robóticos na coleção de verão/07, mostrada em Paris.

Cosmocorps de Pierre Cardin (60's) e Charlotte Gainsbourg na campanha Balenciaga (2007)
Foto: reprodução
 
Calvin Klein verão/09 e Hussein Chalayan verão/07
 Foto: reprodução




 
Pense também nas ombreiras da Balmain que parecem meio inspiradas no filme Star Trek, ou até mesmo tiradas do visual do alter ego de David Bowie, na sua fase Space Oddity (1969), onde ele cantava "Take your protein pills and put your helmet on", na música "Ziggy Stardust", falando sobre um astronauta chamado Major Tom. Completando 40 anos dessa canção e da chegada do homem à lua, a moda também presta sua homenagem, como na campanha 2009 da Louis Vuitton, fotografada por Annie Leibovitz. Quem poderia esquecer ainda outra referência de Jane Fonda como uma heroína cartunista no clássico filme Barbarella (de Roger Vadim, 1968), com figurino assinado por Paco Rabanne. Bem parecido com o corset-armadura que evoca a era medieval da Dolce & Gabbana inverno/07. Trazendo para o contexto atual, essa parece ser a saída da moda para a crise econômica que abala o mercado mundial. A estética robótica transforma as mulheres em guerreiras para combater os tempos sisudos.

 
Look Balmain na Vogue China Ago/09 e Bowie's Ziggy Stardust
Foto: reprodução 



Campanha LV por Leibovitz e BCBG inverno/09
Foto: reprodução 


Jane Fonda como Barbarella e Dolce & Gabbana 2007
Foto: reprodução
 
Isso me veio à mente quando eu vi semana passada uma calça da marca sueca ACNE, que trouxe o espírito New Age para o jeans, com plaquetas de prata criadas pelo designer inglês de jóias Husam El Odeh. Pensei que seria uma interpretação mais modesta da legging de metal criada por Nicholas Guesquière para a Balenciaga, no verão/07. Totalmente Exterminador do Futuro! Será que as roupas estão incorporando essas referências que mais se assemelham a armaduras para que possamos nos proteger, lutar ou até mesmo escapar da crise? O retrô futurismo será uma das vertentes que ditarão a moda próxima década, inspiradas por arquitetura, ciência e tecnologia. A moda pode até não salvar o mundo, mas leva nossa imaginação a outra era espacial!

ACNE jeans 2009 e look Balenciaga verão/07
Foto: reprodução 


Thierry Mugler fotografado por Mert and Marcus e editorial Vogue Italia 2003 por Steven Meisel
Foto: reprodução


 Editorial Vogue UK Out/09 fotografado por Tim Walker
Fonte: reprodução






5 comentários:

Marcio disse...

Adorei o Blog Marina! Parabéns

Anônimo disse...

Seu Blog tem uma linguagem rica em detalhes, o que faz desse veículo algo realmente informativo, e nos traz novidades e sugestões comp-letamente próximas as nosssas realidades. Com relação as imagens,são completamnete corretas junto a sua linha de raciocinio. PARABÉNS. SUCESSO.

CESAR CORTINOVE. disse...

errata:
o comnets acima me pertence.

Marina Felicio disse...

obrigada cesinha, adoro sua visão de moda e seus stylings precisos! bjos

Marina Felicio disse...

Marcio top photographer. Amo. saudades..